Segunda, 26 de Julho de 2021 00:26
(63) 9 9271-2341
Educação Bico do Papagaio

Augustinópolis: Custodiados da Unidade Penal de augustinópolis participam da Olimpíada de Matemática

São 28 presos que estão fazendo o ensino fundamental

10/07/2021 10h40
1.708
Por: Redação Fonte: Af Noticias
28 presos de Augustinópolis participaram da primeira fase da OBMEP / Divulgação Seciju/Governo do Tocantins
28 presos de Augustinópolis participaram da primeira fase da OBMEP / Divulgação Seciju/Governo do Tocantins

Pela primeira vez, as pessoas privadas de liberdade estão participando da 16º Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). No Tocantins, 28 presos que estão na Unidade Penal de Augustinópolis participaram da primeira etapa da olímpiada, que são para alunos de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do Ensino Médio, na modalidade EJA.

O objetivo de dar acesso aos custeados para realizar a prova é de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A primeira fase da prova foi realizada na última quinta-feira, 8, sendo aplicada por profissionais da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, escola do Campo que é responsável pela oferta de ensino ao Sistema Penal no município.

Muitos dos custodiados fizeram a prova pela primeira vez, sendo que 24 deles estão cursando do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e quatro estão na 1ª e 2ª série do ensino médio, todos estudantes na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Oportunidade

Para o custodiado J.O.R., de 21 anos, teve a oportunidade de testar e ampliar seus conhecimentos na primeira etapa da prova da OBMEP.

“Me sinto privilegiado por poder fazer a avaliação porque sei que é uma prova que agrega e aguça os conhecimentos na área de matemática e suas tecnologias, e posso dizer que fica nítido que o caminho para o sucesso em todas as vertentes da vida, quer seja social, moral ou profissional, é a educação, esse pilar sustenta a sociedade como um todo e ajuda a quebrar paradigmas e alcançar lugares jamais pensados. Por isso sou muito grato a todos os envolvidos para a realização da Olimpíada”, disse o custodiado.

Incentivo

A OBMEP é a maior competição científica do país e a responsável por incentivar a aplicação da prova aos custodiados foi a professora de matemática da Escola, Tatiane Costa, que dá aula para as seis turmas na Unidade Penal.

“Faço o possível para mostrar que a matemática não é ruim e que a educação é direito de todos, independente de quem seja e de onde esteja. Se eles são nossos alunos, nada mais justo que terem acesso a todo o conhecimento que os alunos de fora do Sistema Penal também têm. Incentivá-los a participar da Olimpíada, além de ser bom para levar esse conhecimento nacional a eles, também dá oportunidades de alçar novos voos, ter bolsa de estudos. Sabemos que o ensino no Sistema Penal é mais difícil, com menos acesso, então busquei levar essa oportunidade e pude ver o quanto eles se empenharam para participar”, explica.

A professora conta que a ideia de aplicar a prova aos custodiados surgiu após perceber o potencial dos alunos durante o período de ensino. Lembrou ainda que a Unidade conta com custodiados bolsistas em universidades, participações no Enem e Encceja, sendo essa mais uma conquista para a educação em prisões em Augustinópolis.

O chefe de segurança da Unidade, Edivanio Pereira, explicou que a logística foi organizada com antecedência e transcorreu tudo como planejado. “Fizemos a aplicação da prova entre 8h30 e 12h30, antes disso fizemos a movimentação dos presos, os levamos divididos em três turmas, devido a necessidade de distanciamento social. Fizemos isso tudo com a devida garantia, com procedimentos de revistas e segurança da sala acompanhando a professora durante toda a prova, de modo que ficou tudo como planejado”, explanou.

OBMEP

A OBMEP acontece em duas fases: a primeira é composta por uma prova múltipla-escolha de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

O resultado da primeira etapa está previsto para sair no início de agosto e os selecionados poderão fazer a segunda etapa da prova. Aos alunos participantes serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augustinópolis - TO

Augustinópolis - Tocantins

Sobre o município
Augustinópolis é um município brasileiro localizado no extremo norte do Estado do Tocantins. Com uma área de 394.976 km² e uma população em torno de 18.178 habitantes (IBGE, 2018). É o terceiro maior município da região conhecida como Bico do Papagaio.
Augustinópolis - TO
Atualizado às 00h16 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 35°

25° Sensação
12.9 km/h Vento
52.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias