Segunda, 26 de Julho de 2021 01:25
(63) 9 9271-2341
Saúde Bico do Papagaio

Vacina vencida?: Prefeitura de Augustinópolis publica nota de esclarecimento sobre vacinas da AstraZeneca

05/07/2021 09h57 Atualizada há 3 semanas
1.423
Por: Redação Fonte: voz do bico
Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

AUGUSTINÓPOLIS – A Prefeitura de Augustinópolis emitiu nota esclarecendo um impasse sobre a Covishield, vacina da AstraZeneca contra o coronavírus aplicada no município. A nota cita uma reportagem que traz informações sobre doses vencidas do imunizante e assegura que todas as vacinas foram ministradas dentro do prazo de validade. Veja o documento abaixo:

A Secretaria Municipal Saúde, por meio da Gerência de Imunização, esclarece que não foram aplicadas doses vencidas de vacina contra a Covid-19 na população de Augustinópolis.

O lote 4120Z025, da AstraZeneca com a validade para 04 de junho de 2021, chegou no município no dia 28 de fevereiro de 2021, num total de 70 doses que foram destinadas a 11% dos Trabalhadores da Saúde, sendo todas as doses referente a este lote, aplicadas no início do mês de março.

A Secretaria Municipal ainda ressalta que todas as pessoas imunizadas contra a Covid-19 receberam o imunizante dentro do prazo de validade e desconhece a origem e os critérios das informações apuradas e divulgadas em reportagem UOL, publicada na tarde desta sexta-feira (2), pois em nenhum momento a prefeitura ou a secretaria foi procurada oficialmente pelo veículo, para esclarecimentos.

Reforça ainda, que todas as doses de vacina que chegam na cidade são sempre imediatamente aplicadas, conforme os critérios do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde sempre terá o compromisso com o cidadão em transmitir a verdade e a transparência em todos os atos, pois jamais teríamos a intenção e nem muito menos a irresponsabilidade de administrar vacinas vencidas em nossa população.

SES

A Secretaria Estadual de Saúde também divulgou uma nota sobre o assunto:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que todos os lotes que chegaram ao Tocantins, entregues pelo Ministério da Saúde (MS), foram conferidos e verificados  todos os dados pertinentes para garantia da qualidade das vacinas.

A Gerência de Imunização da SES, responsável pelo recebimento, conferência e distribuição das vacinas para os 139 municípios, ressalta que que NÃO recebeu nenhum lote vencido de qualquer vacina do Ministério da Saúde, sendo feita a conferência no do ato do recebimento em consonância com a nota emitida pelo MS e a distribuição das mesmas para os municípios é realizada através de notas digitalizadas e emitidas via Sistema de Informação de Insumos Estratégicos Especiais – SIES, que não permite a liberação de nenhuma vacina com lote vencido.

A equipe técnica da Gerência de Imunização realizou o levantamento para a conferência dos registros e constatou que NÃO distribuiu nenhum lote vencido para os municípios, para isso temos todos os relatórios do sistema e notas comprobatórias desde o registro do recebimento das vacinas pelo Estado até a distribuição realizada para os municípios.

As notas emitidas pela SES e o relatório gerado pelo sistema estão à disposição dos órgãos de controle, veículos de imprensa e instituições que querem conferir a veracidade da informação.

A SES destaca que a Gerência de Imunização tem orientado os municípios a sempre desprezar qualquer dose de vacina que esteja para vencer e a realizar a busca ativa de pacientes em tempo oportuno, para que doses não sejam perdidas e muito menos aplicadas fora da validade.

A SES reforça que todas as vacinas são seguras. Os municípios podem continuar o processo de imunização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias