Quinta, 24 de Junho de 2021 12:19
(63) 9 9271-2341
Brasil Brasil

CPI convoca médica que liberou vacina a grávidas e Osmar Terra 

Francielli Fantinato coordena programa de imunização do país; ex-ministro da Cidadania seria conselheiro paralelo de Jair Bolsonaro;

09/06/2021 16h10 Atualizada há 2 semanas
871
Por: Felipe de Sá Fonte: R7
Elcio Franco ficou longo tempo esperando depoimento - (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado - 09.06.2021)
Elcio Franco ficou longo tempo esperando depoimento - (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado - 09.06.2021)

A CPI da Covid, do Senado Federal, decidiu na abertura da sessão desta quarta-feira (9) convocar a coordenadora da PNI (Programa Nacional de Imunização), Francielli Fantinato, e o ex-ministro da Cidadania Osmar Terra, acusado de integrar o suposto gabinete paralelo de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro. 

A sessão foi aberta com mais um bate-boca entre os senadores. O governista Marcos Rogério (DEM-RO) chamou Otto Alencar (PSD-BA) de covarde após acusá-lo de não querer investigar a morte de grávidas que tomaram vacina indevidamente no Brasil.

Minutos antes, a contragosto dos governistas, a comissão havia aprovado a convocação de Francielli Fantinato. De acordo com Otto Alencar, ela é responsável por permitir a aplicação da vacina da AstraZeneca em uma mulher grávida que faleceu. O medicamento, diz o senador,  não seria permitido a mulheres nesse estado.

O ex-ministro da Cidadania Osmar Terra é apontado como um dos conselheiros do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia. Havia três requerimentos pedindo a sua convocação.

A comissão ainda aprovou a convocação de Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, responsável pelo suposto estudo do TCU (Tribunal de Contas da União) que teria questionado 50% das mortes de covid-19 em 2020. O documento foi negado pelo órgão e disse que não se baseia em nenhuma ação concreta. 

A CPI recusou ainda a convocação do diretor-geral da Polícia Federal Paulo Maiurino, que falaria sobre inquéritos abertos nos estados com recursos enviados pelo governo federa para o combate à pandemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias