Quinta, 24 de Junho de 2021 11:17
(63) 9 9271-2341
Saúde Tocantins

Hemocentro firma parceria com quadrilheiros para fomentar doação de sangue

Durante todo o mês de junho será realizada a Campanha Movimento Junino pela Vida

07/06/2021 17h20 Atualizada há 2 semanas
667
Por: Felipe de Sá Fonte: Secom Tocantins
Durante todo o mês de junho, será realizada a Campanha Movimento Junino pela Vida - Foto: Saúde/Governo do Tocantins
Durante todo o mês de junho, será realizada a Campanha Movimento Junino pela Vida - Foto: Saúde/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Hemorrede Tocantins, em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) realiza, durante o mês de junho, a Campanha Movimento Juninos pela Vida, que tem o intuito de fomentar a doação de sangue. Cada sábado, uma quadrilha irá encaminhar cinco componentes para realizar a doação de sangue. A campanha teve início na manhã desse sábado, 5, no Hemocentro Coordenador de Palmas.

Segundo Robéria Fernandes, responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, parcerias como esta são de extrema relevância, diante da situação atual. “Nós gostaríamos de agradecer a parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins por abraçar essa campanha do Junho Vermelho nesse momento crítico; ações sociais como esta é o que tem nos ajudado na manutenção dos estoques de sangue”, explica a servidora.

O vice-presidente da Fequajuto, Claudio Maranhão, explica a relevância da ação. “Queremos mostrar que o movimento junino não é só dançar quadrilha. Tem um trabalho social por trás, que é muito grande, não só esse da doação de sangue, mas também com jovens carentes e em situação de risco, oportunizando experiências novas e inserção no meio cultural”.

O vice-presidente complementa que os familiares dos quadrilheiros também são convidados a doarem. "A ideia não é parar por aqui, mas que essas pessoas se tornem doadores permanentes”, afirma.

A adolescente Alerrandra Vitória, de 16 anos, realizou sua primeira doação de sangue na campanha. “Hoje é a primeira vez que estou doando, mas sempre tive vontade de doar, e é bom que está sendo nessa campanha dos quadrilheiros, que é uma das minhas paixões. Confesso que achava que seria mais difícil, também tinha medo da agulha, mas foi muito mais simples do que imaginei, essa é a primeira de muitas outras”.

Agendamento para doação

Todas as unidades de coletas de sangue da Hemorrede Tocantins estão funcionando regularmente, de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 18h30. Aos sábados das 7 horas às 12h30, exceto a unidade anexa ao Hospital Geral de Palmas (HGP).

A doação de sangue pode ser agendada, em Palmas pelo telefone (63) 3218-3232 e 0800-6428822; em Gurupi no (63) 3312-2237; Araguaína pelo (63) 3411-2915; Porto Nacional no (63) 3363-5161; e em Augustinópolis por meio do número (63) 3456-1153.

 

Hemocentro firma parceria com quadrilheiros para fomentar doação de sangue
Campanha Movimento Junino pela Vida iniciou neste sábado, 5, no Hemocentro Coordenador de Palmas - Saúde/Governo do Tocantins
Hemocentro firma parceria com quadrilheiros para fomentar doação de sangue
Quadrilheiros foram caracterizados para a doação de sangue - Saúde/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias