Conforme antecipado por Folha Dirigida, o edital do concurso PM TO de fato atrasou e não foi divulgado na data prevista do dia 27 de novembro. O motivo bate com o que foi divulgado pela reportagem.
Isso porque a Polícia Militar do Tocantins veio a público, pelas redes sociais, e esclareceu o atraso na publicação do edital. Segundo a corporação, o governo do estado solicitou 'adequações técnicas', que atrasaram o cronograma previsto.
Por meio de sua conta oficial do Twitter oficial, a PM explicou que:
"...a fim de implementar o edital do concurso público da PMTO, o Governo do Tocantins determinou que fossem realizadas novas adequações técnicas, o que provocou alteração no cronograma de trabalhos inicialmente planejado, desenvolvido em conjunto entre a Comissão Organizadora do Concurso e o CEBRASPE."
Sobre novos prazos, a PM não informou uma nova data prevista para o edital ser publicado. Mas, garantiu que:
"As novas adequações já estão sendo realizadas, estimando que o edital seja lançado nos próximos dias."
O que é preciso para concorrer?
Para entrar na corporação e ocupar o cargo de soldado é preciso ter nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres).
Poderão concorrer nesta seleção candidatos de ambos os sexos. O próximo concurso deve atrair um bom número de inscritos, já que o último foi anulado e não teve nenhum aprovado convocado.
Concurso PM TO terá oferta de mil vagas
O edital do concurso PM TO já está confirmado que terá uma oferta de mil vagas, para a carreira de soldado. Diferentemente do edital anterior, o próximo não prevê a oferta de oficiais.
Além disso, a banca organizadora também já está definida e será o Cebraspe. Além disso, o contrato com o Cebraspe já foi assinado e não há mais burocracia de formalização com a banca.
"O concurso da PM TO terá o Cebraspe como organizador. Eu quero que seja muito sério, que não tenha nenhum risco de dizer que o concurso é 'mais ou menos', para que não tenhamos nenhum risco, como teve no anterior", disse o governador Mauro, lembrando sobre a seleção de 2018, que foi anulada.
Último concurso PM TO foi cancelado, mas é referência
O último concurso PM TO de 2019 é a melhor referência para os estudos. Mas, este edital foi cancelado após denúncias de irregularidades nas provas. A seleção recebeu mais de 80 mil inscrições homologadas;
A expectativa é para que o próximo edital seja publicado com a mesma estrutura do anterior, que trouxe cinco etapas, sendo elas: provas objetivas e dissertativas; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica; e investigação social.
Na primeira fase, a prova objetiva contou com 60 questões que foram divididas pelas seguintes disciplinas:
Mín. 24° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 24° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.