> Municípios do Bico participam de campanha contra hanseníase

Municípios do Bico participam de campanha contra hanseníase

Imagem relacionada
Imagem da internet 
Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, Axixá, Carrasco Bonito, Esperantina, Maurilândia, Riachinho, São Miguel, São Sebastião e Sitio Novo, participam da V Campanha de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose.  A ação tem como público alvo os estudantes de 5 a 14 anos e começaram neste mês e segue até o dia 30 de junho.
A campanha tem como objetivo de intensificar a busca ativa de casos de Hanseníase em escolares de áreas endêmicas, realizar o tratamento coletivo preventivo para Geo-Helmintíase e identificar os casos de Tracom.
A assessora técnica da hanseníase no Tocantins, Suen Oliveira, destacou que a singularidade desta campanha está no empoderamento da criança e do adolescente, além do envolvimento dos pais e responsáveis nesse processo, já que por meio da ficha de auto imagem, eles poderão identificar juntos os sinais e sintomas da hanseníase.
“Após confirmação diagnóstica os casos são encaminhados para tratamento na unidade de saúde. Por meio desta experiência prática, crianças e adolescentes poderão se aproximar do conhecimento sobre estas doenças e contribuírem tanto para o auto cuidado, como para disseminação deste conhecimento na comunidade”, disse.
Todo o tratamento para as três doenças é ofertado pelo SUS. “Os suspeitos de hanseníase identificados durante as ações da Campanha são referenciados à rede básica de saúde para a confirmação diagnóstica e tratamento oportuno. A quimioprolaxia para as geo-helmintíases é realizada na própria escola. Para o tracoma e esquistossomose os alunos detectados com tracoma e esquistossomose são encaminhados para tratamento na unidade de saúde”, explicou Suen Oliveira.